Mensagem


"Somos os primeiros habitantes do Brasil, somos os primeiros do Rio Grande do Norte, somos os primeiros de Apodi e Somos os senhores natos do continente da America". Lucia Maria Tavares

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

CENTRO HISTÓRICO - CULTURAL TAPUIAS PAIACUS DE APODI Vai transcrita a história "Cantofa e Jandy" de Nonato Mota, inspirada nos trágicos acontecimentos com os índios em Portalegre.

A cadeia repleta de presos e por toda a parte se procurava Luiza Cantofa, a velha Cantofa que tinha amotinado aqueles selvagens. Apenas Cantofa e sua neta, a jovem Jandy continuavam ocultas na grupos da serra de Portalegre. Alquebrada pelos anos e em estado valetudinário, Cantofa esperava que serenasse a ira do povo para poder seguir em busca de seus parentes. Perseguida pela fome, Jandy procurava alimentos nas roças e colhia cajus nos sitos alheios. Um dia, foi vista pelos donos dos sítios, que ocultamente, seguiram - na ate o seu esconderijo. A noticia da sua existencia de Cantofa naquela serra espalhou - se e o povo foi a procura de Cantofa. Debaixo de um frondoso cajueiro, dormia ela a sesta quando foi despertada pelo povo. Abrindo um pequeno oratorio ajoelhou - se aos pés do Cristo Crucificado e começou a rezar o oficio de Nossa Senhora. Jandy, banhada em lagrimas, pedia perdão ao povo perdão para sua querida avó. Um dos algozes, vendo que o pranto de Jandy e a reza da velha cabocla obstavam a satisfação do seu extinto sanguinário, aproximou-se dela e quando a velha resava a coluna: Deus vos salves relogio, que andando atrasado serviu de sinal... Cravou o punhal no peito da anciã que caiu fulminada e levada em sangue: Jandy caiu desmaiada aos pés da sua avó. No seguinte, Cantofa foi sepultada no mesmo lugar onde foi assassinada. Jandy não mais foi encontrada e não se sabe o seu destino. 

 Fonte: Histórias e Vultos da Minha Terra; Valter de Brito Guerra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário