Mensagem


"Somos os primeiros habitantes do Brasil, somos os primeiros do Rio Grande do Norte, somos os primeiros de Apodi e Somos os senhores natos do continente da America". Lucia Maria Tavares

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

CENTRO HISTÓRICO - CULTURAL TAPUIAS PAIACUS DE APODI

Viagem a algumas localidades da Região do Vale do Apodi. Foi realizado por Lucia Tavares, João Batista de Freitas- Descendente dos Tapuias do Apodi e Raimundo Torres. Marco erguido entre os anos de 1939 e 1941. Fica situado a cerca de 500 metros da BR 405- Sentido Apodi- Pau dos Ferros. (Lado Leste). Está dentro das terras que pertenceram ao Sr. Antão Moreira. Segundo seu João Batista, essas terras pertenceram aos Tapuias Paiacus do Apodi. ‘ Eles não usufruíram tanto dessas terras’- disse Lucia Tavares. Percebe-se pela cerca de arame farpado, o Pico que, segundo seu João Batista, chega a atravessar 3 lagoas- uma delas vista na foto.

Seu João Batista de Freitas e Lucia Tavares, observando a descrição do ano em que foi erguido o referido Marco. Convêm ressaltar que o Sr. João Batista, além de um profundo conhecedor da História dos seus antepassados- Os Tapuias Paiacus, conhece bem a história das demarcações de terras do Apodi.

Lembrando que, o Sr. João Batista, é também descendentes dos irmãos Nogueiras, que aqui estiveram para colonizar as terras Apodienses.

Poço da Pititinga- Segundo seu João Batista, essas águas vêm do Ceará, especificamente de Aquiraz- local onde existe a Lagoa do encantado. Ele nos falou que grande parte do trajeto dessas águas passa pelo subterrâneo das terras Apodienses.  Ele nos falou que os índios sentiam o cheiro das aguas e isso guiou muitos deles durante as idas e vindas do Ceará à Apodi e vice versa.  Na foto, a pesquisadora Lucia Tavares está no local exato onde fica o referido poço.

Seu João Batista de Freitas e Lucia Tavares. Segundo seu João Batista, neste local estão enterrados o Francisco Ferreira Nogueira e muitos Tapuias Paiacus. Isso aconteceu em meados do Séc. XIX. Francisco Ferreira Nogueira começou um namoro com uma índia Tapuia e ela engravidou. Familiares da índia mataram o Francisco Nogueira. Os Nogueiras solicitaram da capital- Natal, um reforço Policial. A chegada desses policiais resultou no assassinato de vários Tapuias. Esse Local fica nas terras do seu João Batista de Freitas- Bairro Bico Torto.

Convém mencionar que o Sr. João Batista de Freitas é Trineto do Sr. Francisco Ferreira Nogueira e Trineto de Tapuias Paiacus.

Outra coisa importante que nos contou seu João Batista foi que, o nome Bico Torto, vem da distorção: PICO TORTO. Quando na ocasião da divisão de terras, perceberam que não era possível continuar com o Pico- estrada reta que serve como divisória de terras, tiveram que fazer uma alteração, um desvio e falaram: ‘o Pico ficou torto’. Daí o nome Bico Torto, que devia ser chamado: Pico Torto.




Nenhum comentário:

Postar um comentário