Mensagem


"Somos os primeiros habitantes do Brasil, somos os primeiros do Rio Grande do Norte, somos os primeiros de Apodi e Somos os senhores natos do continente da America". Lucia Maria Tavares

terça-feira, 2 de setembro de 2014

CHCTPLA, TAPUIAS DO NORDESTE.

                Breve Relato !

               Os índios Jenipapoaçú foram aldeados pelo padre Antonio Caldas Lobato no lugar S - João do Jaguaribe perto da foz do rio Figueiredo. No lugar do Araré, perto da Barra do rio bonhú, hoje palhando foram aldeados em 1697 pelo padre João da Costa, os índios Paiacus.
              Os Jenipapoaçú viviam na ribeira do rio Jaguaribe se não haviam ainda aldeados em 1699 embora fossem eles Paiakus, pois, conforme os testemunho de Jose Barbosa Leal ( Carta de 20.12.1699a D. João de Lancaster, in Rev. no instituto do Ceará ), tantos esses Tapuias como os do rancho de Matias Peca que o Padre João da Costa missionava tem o nome Paiacú. Portanto, os Tapuias que formavam o rancho do Jenipapoaçú como os que constituíam o rancho de Matias Peca, eram Paiakus então aldeados, uns no Jaguaribe, no lugar araré, e outros no PODI (Rio Grande Norte)  (...)   Os Tapuias Jandoins eram muito chegados aos Paiakus, com que, de ordinário se confederavam para atacar os colonos que os maltratavam. Existe uma curioso documento que informa ser a gente do Jenipapoaçú  da nação Paiaku. Eis o trecho que dele interessa: a dita nção paiacu, tanto de Matias Seixas (Rancho de) como de Cardoso (8) e do Genipabussu e da aldeia de APODY e do capitão mór - João de Barros(...) 



Fonte: Almanaque Cearense, TH. Pompeu Sobrinho. 
http://qiscombr.winconnection.net/institutoceara/arquivosgerais/revista/1939/1939-Tapuias_do_Nordeste.pdf 

Nenhum comentário:

Postar um comentário